A Abraceel - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia e a Volt Robotics desenvolveram um site na internet para reunir dados que demonstrem a sintonia entre o planejamento de geração de energia, indicada nos modelos que formam o preço da energia elétrica, e a operação de fato do sistema. Os dados são compilados de informações publicadas pelo ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico e a CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

Batizado de “Match da Energia”,  na avaliação da Abraceel, o site visa oferecer um indicador de acompanhamento que permita observar, com base em fatos e dados, se a geração apontada pelos modelos matemáticos que definem o preço da energia elétrica, a partir das principais variáveis (chuva, vento e consumo), está alinhada com a realidade operativa.  Essa relação é chamada de match e é escalonada, pela medição contida no site, em percentual. Quanto maior for o match, mais otimizado estará o sistema e menor será a conta de energia.

No portal, é possível medir os indicadores representados por meio dos números, o alinhamento entre a operação real do sistema elétrico e o planejamento da operação indicada pelos modelos matemáticos de formação de preço e, por fim, calcular se correspondem ou não com o que foi planejado.

Para a medição do chamado match da energia são avaliadas quatro variáveis de grande impacto nos preços da energia elétrica: as que não podem ser alteradas pelo operador do sistema, ou seja, o consumo e a geração eólica, e as variáveis otimizadas pelos aplicativos: a geração hidrelétrica e a termoelétrica. Por meio desses dados, será possível ter um retrato detalhado, inclusive por usina, do que está sendo praticado na operação do sistema elétrico.

Acesse o site no link: http://matchdaenergia.com.br



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024