A Abesco - Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Conservação de Energia  e o PotencializEE - Programa Investimentos Transformadores em Eficiência Energética abriram processo de licitação para contratar empresas especializadas em serviços energéticos, as chamadas escos. Os interessados devem enviar manifestações de interesse até o dia 10 de fevereiro.

As empresas selecionadas vão apoiar até 90 projetos de investimentos de eficiência energética em pequenas e médias indústrias. O suporte será de acordo com o escopo da contratação de serviço: diagnósticos energéticos, levantamento de dados e oportunidades, elaboração de ações de eficientização ou medição e verificação da economia de energia.

Os projetos contarão com subsídios e apoio do fundo garantidor previsto pelo PotencializEE, que envolve 8 milhões de euros, o que facilita a liberação de créditos. Os projetos de eficiência energética apresentados pelas escos deverão contribuir para a redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE) no setor industrial e proporcionar benefícios econômicos, financeiros e sociais. O PotencializEE é uma iniciativa de cooperação Brasil-Alemanha para implementar medidas para redução do consumo de energia em pequenas e médias indústrias do Estado de São Paulo, por meio de suporte técnico e financeiro.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024