A Abesco - Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Conservação de Energia e o PotencializEE - Programa Investimentos Transformadores em Eficiência Energética abriram processo de licitação para contratar empresas especializadas em serviços energéticos, as chamadas escos. Os interessados devem enviar manifestações de interesse até o dia 10 de fevereiro.
As empresas selecionadas vão apoiar até 90 projetos de investimentos de eficiência energética em pequenas e médias indústrias. O suporte será de acordo com o escopo da contratação de serviço: diagnósticos energéticos, levantamento de dados e oportunidades, elaboração de ações de eficientização ou medição e verificação da economia de energia.
Os projetos contarão com subsídios e apoio do fundo garantidor previsto pelo PotencializEE, que envolve 8 milhões de euros, o que facilita a liberação de créditos. Os projetos de eficiência energética apresentados pelas escos deverão contribuir para a redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE) no setor industrial e proporcionar benefícios econômicos, financeiros e sociais. O PotencializEE é uma iniciativa de cooperação Brasil-Alemanha para implementar medidas para redução do consumo de energia em pequenas e médias indústrias do Estado de São Paulo, por meio de suporte técnico e financeiro.
Mais Notícias EM
Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.
22/08/2025
Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.
22/08/2025
Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.
22/08/2025