Um estudo da consultoria EY, que analisou globalmente o perfil do consumidor de energia, atestou que as pessoas estão cada vez mais dispostas a pagar por soluções mais sustentáveis. A pesquisa, batizada de “Navegando na Transição Energética”, entrevistou mais de 34 mil consumidores, em mais de 17 países, incluindo o Brasil.

O levantamento confirmou o perfil mais avançado e ambientalmente engajado do consumidor. Cerca de 92% dos entrevistados têm em suas residências um novo produto ou serviço relacionado à energia, 86% estão interessados em geração própria, 25% estão considerando a compra de um veículo elétrico e 13% pensam em armazenar energia em baterias nos próximos três anos. 

A pesquisa também avaliou os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre o consumo, principalmente por conta da mudança das empresas e funcionários para o trabalho remoto e híbrido. A pesquisa mostra que 64% dos consumidores que relataram estar trabalhando em casa verificaram seu consumo de energia pelo menos uma vez por mês (12% acima da média), e 70% estavam interessados em soluções de eficiência energética (8% acima da média). 

Foi verificado ainda que os consumidores têm interesse em adquirir novos produtos e serviços ligados à energia quando seus benefícios envolvem economia de dinheiro e de tempo. O custo é o fator mais crítico nas decisões de compra (53%), o impacto ao meio ambiente veio logo em seguida (47%) e, por fim, a conveniência (34%). Esses fatores são ainda mais relevantes para aqueles que consideram as compras nos próximos três anos, sendo esse custo algo crítico para 67% dos entrevistados, o meio ambiente para 51% e a conveniência para 36%. 



Mais Notícias EM



Aneel, Neoenergia e Grupo Equatorial lançam projeto de eficiência energética em escolas públicas

Serão investidos R$ 6,1 milhões, beneficiando cerca de 30 mil estudantes em cinco estados.

29/05/2026


Abradee apoia PL 3220/2019 sobre compartilhamento de postes

Projeto propõe regras para acabar com a fiação desordenada em grandes centros urbanos.

29/05/2026


Setor elétrico prevê aumento das tarifas de energia com “Super El Niño”

Cenário de seca no Norte e Nordeste e pressão sobre reservatórios deve elevar uso de térmicas e encarecer energia

29/05/2026