A Algar Telecom criou uma solução de Internet das Coisas (IoT) para promover eficiência em empresas de todos os portes. A tecnologia foi desenvolvida por seu centro de pesquisas e inovação, o Brain, em Uberlândia (MG), em parceria com a startup Hephaenergy, de Recife (PE).

O sistema Utilities Control agrega controle inteligente do consumo de energia e tem calculadora para acompanhar as emissões de CO2 da empresa (validada pela consultoria Green Domus). Por meio de sensores instalados em pontos de consumo, há controle e monitoramento das utilidades das empresas: climatização (temperatura e umidade de ar-condicionado), refrigeração (temperatura, umidade, abertura e fechamento de portas de balcões refrigerados, freezers e câmaras frias) e quadros de energia (consumo, tensão e corrente).

Segundo a Algar, os dados de consumo captados pelos sensores são enviados para a nuvem, o que faz com que as informações sejam organizadas em um painel de gestão (dashboard) e em aplicativo de celular (iOS e Android). Isso permite o monitoramento dos equipamentos em tempo real.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024