Em um convênio entre o Procel - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, da Eletrobras, e o CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, passou a ser disponibilizada na internet uma nova plataforma eletrônica para avaliar o consumo de energia em edificações. Trata-se da plataforma Desempenho Energético Operacional (DEO), que pode ser acessada gratuitamente no site https://plataformadeo.cbcs.org.br/.

A ferramenta contempla 17 tipologias de edifícios e permite avaliar o nível de eficiência energética das unidades, com meta de auxiliar na implementação de medidas de adequação do gasto de energia. Foram desenvolvidas equações de benchmark para cada tipo de edificação, que funcionam como referências de consumo de energia.

Nesse universo de edificações, há modelos para agências bancárias, vários tipos de hotéis (resort, vertical de médio e grande porte, de pequeno porte e pousada), shopping centers, supermercados, comércio de varejo de pequeno e grande porte, restaurantes e preparação de alimentos, escolas, universidades e instituição de ensino técnico, hospital, posto de saúde e assistência social e data centers. Há também modelos para edifícios corporativos e públicos.

Com as equações da ferramenta, e a inserção dos dados das edificações nas plataformas, é possível fazer a comparação entre edifícios da mesma tipologia, levando em consideração características específicas, como localização geográfica, sistemas instalados, envoltória e entorno da construção. Além disso, os gestores de edificações também podem utilizar as equações disponíveis para formar seu próprio banco de dados de consumo.

Segundo divulgação do Procel, a plataforma funciona como primeira etapa de análise de desempenho energético de uma edificação. A partir daí, com os resultados, torna-se  possível entender se o uso da energia está adequado em comparação com outras edificações de mesma tipologia e, se necessário, planejar a realização de medidas para a otimização do consumo.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024