A espanhola Acciona Energía assinou acordo com a Casa dos Ventos para adquirir dois projetos eólicos em desenvolvimento, o Sento Sé I e II, na Bahia, que somados podem chegar até 850 MW de potência e envolver investimentos de 800 milhões de euros (R$ 5 bilhões aproximadamente, na cotação atual). A operação está sujeita à aprovação das autoridades competentes.
Os parques Sento Sé I e II estão em processo de obter as licenças de instalação, previstas para o próximo ano. A transação representa o primeiro investimento do grupo espanhol no mercado brasileiro de geração renovável. No País, a empresa já atua há mais de 20 anos em grandes projetos de infraestrutura, como o Terminal 2 do Porto do Açu, no Rio de Janeiro, e o sistema de esgotamento sanitário de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco. Atualmente, a Acciona é a responsável pela construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo.
Segundo comunicado da empresa, estão em análise outros projetos eólicos e solares fotovoltaicos no Brasil, inclusive por meio de novas negociações com a Casa dos Ventos. Com os dois parques eólicos na Bahia, a Acciona expande sua carteira de projetos de renováveis em desenvolvimento, atendendo a meta interna de dobrar de tamanho em energia e alcançar 20 GW de capacidade instalada até 2025, com base numa carteira de 9,8 GW em desenvolvimento avançado.
Mais Notícias EM
Integração visa ampliar capacidade produtiva e expandir atuação na América Latina.
11/05/2026
Empreendimento prevê a geração de 1.640 postos de trabalho; serão instaladas ainda quatro novas linhas de transmissão e cinco seccionamentos no estado.
11/05/2026
Insights by Kaffa reúne dados de distribuidoras para prever efeitos de indicadores sobre a receita, identificar desvios nas operações e apoiar tomadas de decisão
11/05/2026