A Copel - Companhia Paranaense de Energia instalou um sistema de automação na subestação Ponta Grossa, na região central do Paraná. Batizada de SASE 7, a solução gera informações para análise em tempo real do desempenho dos equipamentos, permitindo o gerenciamento dos ativos de forma centralizada.  Em caráter piloto, a experiência deve ser estendida a outras subestações do estado paranaense a partir do início de 2022.

De propriedade da Copel, a tecnologia SASE 7 gera um banco de dados sobre a operação dos equipamentos e das ocorrências na rede. Com isso, a equipe de operação e manutenção da companhia pode criar e consultar relatórios customizados, filtrando as informações para analisar situações do passado, do presente e realizar análises preditivas. 

Sem o sistema automatizado, segundo a Copel, o operador precisava interpretar uma série de alarmes para ações corretivas e havia maior demanda de tratamento para análise. Já o SASE 7 conta com interface gráfica e facilita a manipulação de dados pelo operador e pela equipe que planeja as manutenções, preparando o terreno para o uso da ciência de dados e outros fundamentos da indústria 4.0 no segmento de transmissão.



Mais Notícias EM



Aneel, Neoenergia e Grupo Equatorial lançam projeto de eficiência energética em escolas públicas

Serão investidos R$ 6,1 milhões, beneficiando cerca de 30 mil estudantes em cinco estados.

29/05/2026


Abradee apoia PL 3220/2019 sobre compartilhamento de postes

Projeto propõe regras para acabar com a fiação desordenada em grandes centros urbanos.

29/05/2026


Setor elétrico prevê aumento das tarifas de energia com “Super El Niño”

Cenário de seca no Norte e Nordeste e pressão sobre reservatórios deve elevar uso de térmicas e encarecer energia

29/05/2026