A Copel - Companhia Paranaense de Energia instalou um sistema de automação na subestação Ponta Grossa, na região central do Paraná. Batizada de SASE 7, a solução gera informações para análise em tempo real do desempenho dos equipamentos, permitindo o gerenciamento dos ativos de forma centralizada.  Em caráter piloto, a experiência deve ser estendida a outras subestações do estado paranaense a partir do início de 2022.

De propriedade da Copel, a tecnologia SASE 7 gera um banco de dados sobre a operação dos equipamentos e das ocorrências na rede. Com isso, a equipe de operação e manutenção da companhia pode criar e consultar relatórios customizados, filtrando as informações para analisar situações do passado, do presente e realizar análises preditivas. 

Sem o sistema automatizado, segundo a Copel, o operador precisava interpretar uma série de alarmes para ações corretivas e havia maior demanda de tratamento para análise. Já o SASE 7 conta com interface gráfica e facilita a manipulação de dados pelo operador e pela equipe que planeja as manutenções, preparando o terreno para o uso da ciência de dados e outros fundamentos da indústria 4.0 no segmento de transmissão.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024