A indústria nacional de transformação e reciclagem de plástico Valgroup assinou contrato de compra e venda de energia (PPA, na sigla em inglês) com a geradora de energia eólica Casa dos Ventos.  O acordo, com duração de 15 anos, garante volume de 25 MW médios para a indústria, o equivalente à metade do consumo de energia do grupo no Brasil.

A energia será gerada no Complexo Eólico Babilônia Sul, em construção pela Casa dos Ventos em Morro do Chapéu, na Bahia, previsto para 2023 e com 360 MW de capacidade. O acordo de fornecimento, que passa a valer a partir de julho de 2023, permite que a Valgroup entre como sócia minoritária do empreendimento, na figura de autoprodutora de energia, tendo como vantagem torná-la isenta de encargos tributários de consumidor.

O objetivo da Valgroup é aumentar a participação da energia renovável, já que o grupo tem meta de descarbonização, com várias ações de sustentabilidade. Recentemente, a empresa investiu em um sistema de recuperação total dos solventes utilizados em seus processos produtivos e também conta com linha automatizada de reciclagem de garrafas PET no Rio de Janeiro, com capacidade para processar 100 milhões de unidades por mês. Somada a outras duas plantas da Valgroup na Espanha e no México, a reciclagem de PET totaliza mais de 300 milhões de recipientes mensais recuperados.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024