A indústria nacional de transformação e reciclagem de plástico Valgroup assinou contrato de compra e venda de energia (PPA, na sigla em inglês) com a geradora de energia eólica Casa dos Ventos.  O acordo, com duração de 15 anos, garante volume de 25 MW médios para a indústria, o equivalente à metade do consumo de energia do grupo no Brasil.

A energia será gerada no Complexo Eólico Babilônia Sul, em construção pela Casa dos Ventos em Morro do Chapéu, na Bahia, previsto para 2023 e com 360 MW de capacidade. O acordo de fornecimento, que passa a valer a partir de julho de 2023, permite que a Valgroup entre como sócia minoritária do empreendimento, na figura de autoprodutora de energia, tendo como vantagem torná-la isenta de encargos tributários de consumidor.

O objetivo da Valgroup é aumentar a participação da energia renovável, já que o grupo tem meta de descarbonização, com várias ações de sustentabilidade. Recentemente, a empresa investiu em um sistema de recuperação total dos solventes utilizados em seus processos produtivos e também conta com linha automatizada de reciclagem de garrafas PET no Rio de Janeiro, com capacidade para processar 100 milhões de unidades por mês. Somada a outras duas plantas da Valgroup na Espanha e no México, a reciclagem de PET totaliza mais de 300 milhões de recipientes mensais recuperados.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025