A Enel Distribuição São Paulo, em parceria com a Tim, Ericsson, Qualcomm e Motorola, vai implantar um projeto de aplicação do 5G Stand Alone, no bairro da Vila Olímpia, zona sul da capital paulista. O projeto visa suportar a operação de redes de distribuição de energia elétrica e faz parte das ações do projeto Urban Futurability, da distribuidora paulista, que irá transformar a região em bairro digital e sustentável.

 A tecnologia 5G será avaliada pela concessionária para reforçar o nível de digitalização do sistema elétrico. A ideia, segundo a Enel, é agilizar a resposta automática em caso de ocorrências e viabilizar o desenvolvimento de novas aplicações para tornar mais rápida a resolução de problemas na rede elétrica. 

Como comparação, os sistemas de automação usados pela distribuidora atualmente na rede 3G têm um tempo de resposta na casa de segundos e, com o 5G, a resposta deve cair para cerca de 5 milissegundos. De acordo com comunicado da empresa, trata-se de tempo dez vezes mais rápido do que o levado para o cérebro humano reagir a uma imagem.

O projeto será viabilizado por meio da implantação de uma estação rádio base da tecnologia de quinta geração (gNodeB) na subestação Itaim. Ela servirá como meio de acesso de comunicação para monitoramento e controle de equipamentos de rede de distribuição aérea presentes nas proximidades do local.  Além disso, serão testadas novas aplicações com a rede 5G, como o uso de realidade aumentada e a assistência remota por videoconferência para a manutenção do sistema elétrico pelos eletricistas.

A Ericsson será a fornecedora de toda a infraestrutura da rede 5G, como antenas, rádios e outros componentes. A Qualcomm Technologies fornecerá os equipamentos CPEs 5G Fixed Wireless Access (FWA) com o Modem Snapdragon SDX55 e uma unidade outdoor O5610, da Fibocom, instalada no poste de energia, e outra unidade indoor FW5881, da CBN, instalada na subestação, com suporte a 5G e Wi-Fi 6. A Motorola disponibilizará três modelos de celulares diferentes para os testes entre seus terminais compatíveis com a tecnologia 5G Standalone. Por fim, a Tim Brasil, que será responsável pelo fornecimento da rede 5G Standalone.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024