O risco de racionamento neste ano está cada vez mais distante por conta da ocorrência das chuvas antes do esperado. A melhoria levou até o CMSE - Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico a suspender o recebimento de ofertas do programa de Resposta Voluntária da Demanda (RVD), que tinha finalidade de reduzir a demanda de potência de grandes consumidores.

O cenário foi comprovado por estudos do ONS apresentados na reunião de novembro do CMSE. Segundo o operador, os dados de novembro indicam melhoria nas afluências das regiões Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Norte do Brasil, influenciadas pelo início da transição para o período chuvoso no tempo correto, em outubro, ao contrário de 2020, quando as chuvas começaram em dezembro.

Segundo o ONS, as bacias hidrográficas dos três subsistemas apresentaram aumento do volume de água estocada, por conta da chuva antecipada, com exceção das bacias dos rios Tietê, Paranaíba e Tocantins. Até o fim de novembro, a expectativa é a de que a energia armazenada no SIN seja de 25,4% do valor máximo armazenável.

As perspectivas de energia natural afluente (ENA) para novembro e dezembro registraram aumento no SIN de 11.385 MWmédios em relação ao cenário previsto na última reunião do CMSE, em outubro. A avaliação das condições de atendimento até maio de 2022 indicou que, para o cenário de precipitação 2020/2021, o armazenamento do subsistema Sudeste/Centro-Oeste em abril de 2022 deverá estar em 38,4% do máximo armazenável, representando 3,7% acima do nível verificado em 30 de abril de 2021. Este resultado é 7,7% superior à projeção apresentada na reunião do CMSE de outubro.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024