A Eletrobras Furnas lançou no dia 9 de novembro edital para financiar projetos de startups. Batizado de Desafio Furnas Conecta – Startups, o orçamento total previsto é de R$ 3,3 milhões. A iniciativa é feita em parceria com o Senai do Rio de Janeiro e conta com o apoio do Energy Future, hub digital de inovação do setor elétrico.

A meta do edital de chamada pública é identificar propostas inovadoras nas temáticas confiabilidade energética, hidrogênio verde e preço de energia. No primeiro, a ideia é apoiar projetos para desenvolvimento de novas tecnologias ou ferramentas de monitoramento (remoto e tempo real) de condições que possam afetar a disponibilidade das linhas de transmissão.

Já no tema de hidrogênio verde, a proposta é encontrar soluções e ferramentas relacionadas à operação e manutenção de uma planta de H2V, o que inclui aplicações energéticas e não-energéticas do hidrogênio. Por fim, o tema preços de energia visa o suporte a soluções de inteligência artificial para prever o preço de energia no mês seguinte, com base em informações de mercado associadas aos mapas de previsão meteorológica.

O edital é voltado para startups e empresas de base tecnológica e as soluções podem ser inscritas até o dia 23 de dezembro, por meio da plataforma digital de inovação do Energy Future.



Mais Notícias EM



UHE Belo Monte atende 9% da demanda nacional no trimestre

A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.

17/04/2025


Energisa promove curso sobre inteligência artificial

Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.

21/04/2025


Empresa nacional desenvolve traçador de curva de baixo custo

Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.

17/04/2025