A Aneel aprovou no dia 26 de outubro a revisão do CVU - Custo Variável Unitário para operação a óleo diesel, no período de 1º a 30 de novembro, da usina térmica UTE William Arjona, da Delta Geração, em Campo Grande (MS), reativada desde julho e com capacidade de 190 MW e alimentada por gás natural do GasBol.

Os novos valores de CVU da UTE Willian Arjona, homologados pela Aneel, foram fixados em R$ 2.276,74/MWh (com custos fixos) e em R$ 2.158,54 (sem custos fixos). A agência estabeleceu que a Delta deverá comprovar o valor adotado de consumo específico de 385 m3/MWh para a operação com óleo diesel, por meio do encaminhamento de relatório técnico.
A autorização excepcional para incorporação de custos fixos no CVU foi idealizada para permitir que uma usina termelétrica enquadrada nas condições da Portaria MME nº 5 recupere os seus custos enquanto tiverem em operação comercial. A atualização do CVU decorre de acréscimo de 13,2% no custo do combustível, que impacta outros componentes na mesma proporção, resultando num CVU (com custos fixos) 11,5% superior ao valor vigente.

A UTE William Arjona foi a primeira a operar com gás natural do GasBol, em 1999. A usina estava inativa desde 2017, quando a antiga proprietária, a Engie,  pediu revogação da autorização por perda de viabilidade econômica. Em 2019, a Delta – até então mais focada em comercialização e gestão de fundos de investimentos – comprou a usina, que pode operar com gás natural ou óleo diesel.


 



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025