A CPFL Renováveis conseguiu antecipar em dois anos e meio o cronograma estipulado pela Aneel para entrar em operação total o Complexo Eólica Gameleira, no Rio Grande do Norte. No dia 30 de setembro a última das 23 torres do complexo de 81,65 MW entrou em operação no município de Touros, no litoral norte potiguar.

O projeto teve início em maio de 2019, com investimento de R$ 397 milhões, e envolve ainda 21 km de extensão de linhas de transmissão. O complexo é formado por quatro parques eólicos: Costa das Dunas, Figueira Branca, Gameleira e Farol de Touros. A geração já está integrada ao Sistema Interligado Nacional.

O parque que entrou em operação é o Farol de Touros, com 24,9 MW de capacidade instalada, fazendo o complexo atingir 100% da produção. Com  garantia física de 41 MW médios, o Gameleira negociou 12 MW médios no leilão de energia nova A-6 realizado de 2018 e 29 MW médios são  vendidos no mercado livre,  de acordo com a empresa.



Mais Notícias EM



Absae propõe ajustes em regras do primeiro leilão de baterias

Contribuições à Aneel tratam de acesso, garantias, contratos e alocação de riscos para projetos de armazenamento de energia.

28/09/2026


MME abre consulta pública sobre concessões de hidrelétricas

Contribuições poderão ser enviadas até 23 de outubro para subsidiar decreto sobre licitação e prorrogação de outorgas.

28/09/2026


Vestas lança turbina de 7,2 MW para regiões de ventos baixos e médios

Modelo tem o objetivo de ampliar competitividade de usinas eólicas.

28/09/2026