O próximo webinar gratuito da revista EM - Eletricidade Moderna, que acontecerá no dia 23 de setembro, quinta-feira, vai tratar de para-raios não contemplados na norma brasileira, abordando o que prometem e o que oferecem. No Brasil, a adequada proteção contra descargas atmosféricas exige projeto e instalação de sistemas de captação conforme as prescrições da norma ABNT NBR 5419:2015. No entanto, algumas empresas oferecem tecnologias de captação não contempladas na norma, que alegadamente aumentariam a área de captação pela criação de “barreiras” bloqueadoras de raios, por exemplo, ou atrairiam os raios para um ponto específico por meio da ionização do ar no seu entorno.

Neste webinar, Sergio Santos e Normando Alves, profissionais com vasta experiência na área de proteção contra descargas atmosféricas, vão apresentar e discutir as questões envolvidas na utilização de para-raios não contemplados pela norma brasileira, ditos captores “não-convencionais”, abordando os conceitos de proteção e orientando sobre como projetar e instalar sistemas seguros.

Sergio Roberto Silva dos Santos, da Lambda Consultoria, é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em economia e negócios pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e atualmente mestrando no Instituto de Energia e Ambiente da USP, além de titular da coluna “EM-Aterramento” da revista Eletricidade Moderna. Santos é especializado em proteção contra surtos e colabora na elaboração de normas técnicas ABNT sobre o tema.

Normando Alves é diretor de engenharia da Termotécnica; eletrotécnico, engenheiro civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Fumec/MG; especialista renomado em capacitação de projetistas, vistoriadores e auditores de instalações de SPDA em todo o território nacional desde 1993; membro ativo da comissão que revisa a norma ABNT NBR 5419 – “Proteção contra descargas atmosféricas”; associado da Abrasip/MG - Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais; palestrante nos principais congressos, simpósios e eventos nacionais e internacionais das áreas de instalação, projetos e construção civil promovidos por CREA, Sinduscon, Abrasip, ABEE, AMES e Coopptec.

Para participar gratuitamente do webinar Discutindo os para-raios “não convencionais” nesta quinta 23 de setembro, às 18h00, basta realizar a inscrição em https://oferta.arandanet.com.br/50o-webinar-em.

As revistas Fotovolt e EM - Eletricidade Moderna da Aranda Editora já realizaram até o momento 49 webinars, e todos estão gravados e disponíveis na íntegra, com livre acesso, no canal de Youtube da Aranda Eventos: https://www.youtube.com/playlist?list=PLUR9G_mGGGNDlxNA2kQLmEr4vQsM3mfP9.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024