Entrou em operação na última semana, em São Miguel do Iguaçu, no Paraná, uma  microrrede elétrica em uma propriedade rural, a Granja Colombari, de suinocultura, que abastecerá o local e outras três unidades consumidoras vizinhas. Trata-se de iniciativa pioneira, que garante segurança energética em ambiente rural.

Com a implantação da microrrede, em uma eventual falha no sistema de distribuição da Copel, a unidade geradora a biogás será isolada de forma automática do sistema e poderá alimentar a área durante o período de contingência. Um teste da operação de ilhamento da região foi realizado com sucesso em agosto. O projeto levou três anos e foi viabilizado por um protocolo de intenções firmado entre a concessionária de distribuição, a Copel, e a usina binacional Itaipu.

No momento está sendo celebrado um acordo de operação entre o cliente autogerador, o Parque Tecnológico de Itaipu e a Copel, para estabelecer os procedimentos operativos e garantir a segurança. O Centro Internacional de Energias Renováveis, o CiBiogás, de Foz do Iguaçu, também é parceiro da iniciativa. Na Granja Colombari há uma usina de geração de energia a biogás dos dejetos suínos com potência instalada de 75 kW, que suprirá a microrrede quando for necessário.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024