Entrou em operação na última semana, em São Miguel do Iguaçu, no Paraná, uma  microrrede elétrica em uma propriedade rural, a Granja Colombari, de suinocultura, que abastecerá o local e outras três unidades consumidoras vizinhas. Trata-se de iniciativa pioneira, que garante segurança energética em ambiente rural.

Com a implantação da microrrede, em uma eventual falha no sistema de distribuição da Copel, a unidade geradora a biogás será isolada de forma automática do sistema e poderá alimentar a área durante o período de contingência. Um teste da operação de ilhamento da região foi realizado com sucesso em agosto. O projeto levou três anos e foi viabilizado por um protocolo de intenções firmado entre a concessionária de distribuição, a Copel, e a usina binacional Itaipu.

No momento está sendo celebrado um acordo de operação entre o cliente autogerador, o Parque Tecnológico de Itaipu e a Copel, para estabelecer os procedimentos operativos e garantir a segurança. O Centro Internacional de Energias Renováveis, o CiBiogás, de Foz do Iguaçu, também é parceiro da iniciativa. Na Granja Colombari há uma usina de geração de energia a biogás dos dejetos suínos com potência instalada de 75 kW, que suprirá a microrrede quando for necessário.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025