A brasileira CEI - Companhia Energética Integrada firmou joint venture com a Nebras Power Investment Management BV, do Qatar. A parceria consiste em uma nova marca que vai operar e administrar 18 usinas hidrelétricas no Brasil, que somam potência instalada de 72 MW, um portfólio de mais de 13 GW em projetos fotovoltaicos da CEI Solar e a empresa BEI, de operação, manutenção e engenharia para usinas de geração de energia. 

Segundo comunicado conjunto dos grupos, a parceria também visa acelerar o crescimento da nova empresa por meio de aquisições de ativos operacionais e pelo desenvolvimento e construção de projetos greenfield, associando a experiência da Nebras em grandes investimentos internacionais e o conhecimento do mercado local e capacidade de gestão da CEI.

A CEI está presente em 15 estados do país através de usinas próprias e de clientes. Ela conta com 19 UHEs próprias que somam 82 MW de potência instalada. Além disso, através da Atmo Energia, o grupo atua na comercialização e na prestação de serviços de consultoria e assessoramento em energia elétrica.

Já a Nebras Power, com sede em Doha, no Qatar, é uma joint venture da Qatar Electricity and Water Company com a Qatar Investment Authority. Trata-se de um investidor nos setores de energia e água com atuação global. A Nebras Power Investment Management BV é uma subsidiária integral da Nebras Power, incorporada na Holanda e operando desde 2016.



Mais Notícias EM



Condições atmosféricas impulsionam recorde da energia eólica

Ventos fortes elevaram participação da fonte a 22% da carga nacional, o dobro de 2024.

03/11/2025


Aneel habilita 63 usinas do Leilão A-5 de 2025

Certame contratou 795,7 MW em novos empreendimentos hidrelétricos de diversas regiões do país.

03/11/2025


Cired Workshop 2026: data-limite para resumos é 1º de dezembro

Com o tema geral de “Implementação de Inovação em Redes de Distribuição”, evento acontece pela primeira vez na Bélgica.

03/11/2025