A transmissora ISA Cteep iniciou projeto piloto para a troca de 40 veículos leves da frota administrativa da empresa para versões elétricas. Para cumprir o plano, a companhia adquiriu o primeiro veículo, um IEV20, da Jac Motors, que será utilizado para deslocamentos a trabalho de colaboradores. O modelo tem autonomia de até 350 quilômetros.

Durante um ano, será analisada a eficiência do veículo para, então, trocar os demais carros, o que deve acontecer até 2023. A expectativa é que o modelo adquirido pela empresa seja capaz de reduzir em até 3 toneladas a emissão de COdurante o período do projeto piloto. Considerando a troca de toda a frota leve da área administrativa, esse número saltará para cerca de 353 toneladas.

Desde 2017, a ISA Cteep utiliza etanol em seus veículos leves, o que evitou a emissão de 930t COe até 2019. No fim de 2020, mais de 98% dessa frota já era abastecida com o biocombustível. A adoção de veículos movidos a energia renovável faz parte de uma série de iniciativas da empresa para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em sua operação. Em 2020, por exemplo, por meio de ações específicas de manutenção, além do aperfeiçoamento das técnicas aplicadas no plano anual de manutenção dos ativos, a companhia reduziu mais de 8% a emissão de SF6, gás com impacto no efeito estufa, porém essencial para o setor elétrico por suas propriedades isolantes. No último trimestre deste ano, a transmissora adotará, em subestações blindadas, uma máquina para desumidificar as câmaras de SF6, evitando riscos de vazamentos e emissão de gases de efeito estufa.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024