A distribuidora Enel e o governo paulista entregaram a segunda fase do sistema de iluminação da Ciclovia Novo Rio Pinheiros, na zona sul de São Paulo. Foram adicionados 260 pontos de iluminação inteligente no trecho entre as pontes do Jaguaré e da Cidade Jardim, totalizando 6,5 km de extensão.

A iniciativa faz parte de um plano para transformar o local na primeira ciclovia inteligente do País por meio de tecnologias inovadoras. A nova fase do projeto se junta aos 130 pontos de iluminação instalados em um trecho de cerca de 3,5 km na primeira etapa, concluída no início de maio de 2021. Ao todo, foram instalados cerca de 390 pontos de iluminação LED, ao longo de 10 km de extensão, sendo parte do projeto dotado com a tecnologia de iluminação inteligente, que permite o gerenciamento do sistema de forma remota. 

Além da iluminação, a Enel X, empresa do grupo Enel, estuda implantar uma série de tecnologias de cidades inteligentes de última geração no local, como wifi público, sensores e câmeras. A instalação do sistema de iluminação pública possibilitará a ampliação do horário de funcionamento da ciclovia para o período noturno.

 A iniciativa da ciclovia inteligente integra o projeto Urban Futurability, ação da Enel que está transformando a Vila Olímpia, também na zona sul da capital, em um bairro digital e sustentável. Nesta região, a Enel Distribuição São Paulo está investindo R$ 127 milhões em mais de 40 projetos, financiados com recursos do programa de P&D Aneel da companhia.



Mais Notícias EM



MP 1212 quer reduzir tarifas de energia e aumentar subsídios

Medida provisória vai antecipar pagamentos da Eletrobras para quitar empréstimos das distribuidoras e estender prazo para descontos de renováveis

12/04/2024


Bombeiros regulamentam vagas e carregadores elétricos em SP

A ABVE critica as propostas da consulta pública por conta de aumento de custos e inviabilização de instalação de pontos de recarga

15/04/2024


Enel inaugura complexo eólico na Bahia

O complexo Aroeira tem 348 MW e consumiu R$ 2,1 bilhões em investimentos

12/04/2024