A Zeg Ambiental está entrando no mercado de recuperação energética de resíduos urbanos industriais com um sistema próprio de gaseificação. Batizado de FlashBox, trata-se de tecnologia baseada em reator de gaseificação anaeróbico instalado dentro de contêiner e com núcleo superaquecido a mais de 1000°C.

A tecnologia de gaseificação utiliza a alta temperatura, mas por ser em ambiente isento de oxigênio (anaeróbico), não é uma combustão. Pelo processo, os resíduos são transformados em gás de síntese em alguns segundos dentro do ambiente controlado e de alta temperatura. O gás então pode ser queimado para geração de energia elétrica ou utilizado termicamente. Como subprodutos, há cinzas, que podem ser utilizadas em cimenteiras, o biochar, empregado na agricultura, e negro de fumo, empregado em várias indústrias, como na de borrachas ou de tintas.

Segundo a Zeg, o sistema, na configuração plug and play, pode gerar de 1 MW a 2 MW de energia por tonelada de resíduo processado e já está disponível para operar tanto em municípios como em indústria, para processar os mais variados tipos de resíduos. O foco em resíduos sólidos urbanos é em cidades de 12 mil até 100 mil habitantes, que geram até 100 toneladas por dia de lixo. A ideia é participar de licitações em municípios interessados ou adotar o sistema em Parceria Público Privada (PPP). A implantação do sistema leva de 8 até 12 meses e os contratos podem variar entre 20 e 30 anos.



Mais Notícias EM



Fluke lança alicate amperímetro com iFlex que oferece medições rápidas e seguras em ambientes de 1.500 V CC

A garra fina do novo medidor, classificação de segurança CAT III 1.500 V e classificação IP54 para poeira e água, tornam o Fluke 393 FC CAT III 1.500 V True-RMS ideal para instalação e solução de problemas em ambientes solares

24/09/2021


Eletrotec terá minicursos de alto nível técnico – o primeiro é “Aterramento e equipotencialização”

Com o objetivo de atualizar conhecimentos em importantes áreas das instalações elétricas, evento terá quatro minicursos, além de painéis que fornecerão um panorama sobre as revisões de diversas normas de instalações, SPDA e geradores solares.

24/09/2021


Programa de redução voluntária tem 442 MW de ofertas aceitas

Volume foi programado para setembro, com ofertas de redução de vários setores industriais

24/09/2021