A Zeg Ambiental está entrando no mercado de recuperação energética de resíduos urbanos industriais com um sistema próprio de gaseificação. Batizado de FlashBox, trata-se de tecnologia baseada em reator de gaseificação anaeróbico instalado dentro de contêiner e com núcleo superaquecido a mais de 1000°C.

A tecnologia de gaseificação utiliza a alta temperatura, mas por ser em ambiente isento de oxigênio (anaeróbico), não é uma combustão. Pelo processo, os resíduos são transformados em gás de síntese em alguns segundos dentro do ambiente controlado e de alta temperatura. O gás então pode ser queimado para geração de energia elétrica ou utilizado termicamente. Como subprodutos, há cinzas, que podem ser utilizadas em cimenteiras, o biochar, empregado na agricultura, e negro de fumo, empregado em várias indústrias, como na de borrachas ou de tintas.

Segundo a Zeg, o sistema, na configuração plug and play, pode gerar de 1 MW a 2 MW de energia por tonelada de resíduo processado e já está disponível para operar tanto em municípios como em indústria, para processar os mais variados tipos de resíduos. O foco em resíduos sólidos urbanos é em cidades de 12 mil até 100 mil habitantes, que geram até 100 toneladas por dia de lixo. A ideia é participar de licitações em municípios interessados ou adotar o sistema em Parceria Público Privada (PPP). A implantação do sistema leva de 8 até 12 meses e os contratos podem variar entre 20 e 30 anos.



Mais Notícias EM



Movida amplia frota de carros elétricos para aluguel

Empresa adquiriu mais 150 veículos da Nissan, com quem também faz investimento em infraestrutura de recarga

22/10/2021


Fundo de 1,5 bi de euros vai financiar hidrogênio verde

Ideia do fundo, que conta com suporte de grandes indústrias, se dedicará a soluções de infraestrutura

22/10/2021


Novas práticas em projetos de infraestrutura e manutenção

Investir em novas práticas de infraestrutura e manutenção em projetos de energia significa apostar em técnicas inovadoras, ágeis e eficazes. Essa estratégia busca não só trazer mais economia financeira e redução de tempo mas também considera a sustentabilidade como parte fundamental das iniciativas.

22/10/2021