A EDP, distribuidora de energia do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, intensificou durante o período da pandemia suas ações para ampliar a base de cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Aliada à iniciativa dos próprios consumidores em optar pelo benefício, as ações de regularização da concessionária ampliaram em 151% o número de cadastrados na TSEE na região em comparação com o período pré-pandemia (janeiro de 2020).

Na avaliação da EDP, a ampliação de clientes inscritos no benefício tem relação direta com a alta taxa de desemprego no País agravada pela pandemia, na casa dos 14,7%, segundo dados do IBGE. O desconto na conta de energia da TSEE é aplicado somente a uma unidade consumidora por família e escalonado por faixa de consumo. Em consumo de até 30 kWh por mês, o desconto é de 65%; de 31 a 100 kWh, é de 40%; e de 101 a 220 kWh/mês, a redução chega a 10%.

Para ajudar na ampliação do cadastro, a EDP realizou comunicações em comunidades onde são realizadas iniciativas de regularização ou junto às prefeituras e aos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Além disso, a companhia também envia informativos e faz contato com clientes sobre a necessidade de atualização cadastral para a manutenção do desconto.

Para usufruir do benefício, é preciso estar com o Número de Identificação Social (NIS) ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e se cadastrar no site da EDP (www.edp.com.br/tarifasocial). Após o cadastro no portal, a documentação é avaliada e, estando tudo correto, o benefício é aplicado a partir da fatura seguinte.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024