O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e a TMovi Electric, startup brasileira que monta carros elétricos da empresa argentina Sero Electric, firmaram parceria. Em comodato, o PTI-BR recebeu no fim de julho o veículo versão Sedan da startup, que ficará por seis meses no parque em Foz do Iguaçu (PR), localizado na área da hidrelétrica, para pesquisas.

A ideia da parceria é testar no carro o sistema de monitoramento e compartilhamento MoVE, da PTI. Além de avaliar a integração da solução, os pesquisadores vão trabalhar também na melhoria e no desenvolvimento e fabricação de baterias para os veículos da Tmovi.

Com célula fabricada em alumínio, o veículo pesa aproximadamente 400 quilos, já contando a bateria. Feito de plástico de engenharia ABS, o mesmo utilizado por grandes montadoras, outra característica positiva do modelo é o tamanho reduzido, o que o torna fácil de manobrar e estacionar.

O veículo vem com o carregador embarcado, com conector para carregar o veículo em qualquer tomada. Com carregamento total da bateria em quatro horas, ele tem autonomia entre 100 e 120 km rodados. Segundo a startup, é possível rodar mais de 100 km com apenas R$ 4,75.

A Tmovi instalou fábrica em Toledo, no Paraná, para montar os veículos que chegam semidesmontados da empresa argentina. A meta é produzir 100 unidades desse modelo em 2021. A empresa atua na locação dos veículos elétricos e é representante exclusiva para comercialização, montagem e fabricação dos carros pela Sero Electric.

 

 



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024