A onipresença da digitalização e da “virtualização” no mundo moderno aumenta a necessidade de cuidados com interferência eletromagnética (EMI) nas instalações, sejam elas comerciais, industriais, de pesquisas e outras, incluindo as residenciais. No entanto, a disciplina compatibilidade eletromagnética (EMC) sempre foi tratada na literatura para aplicação em projetos de equipamentos, não de instalações. Levando em conta esse cenário, o próximo webinar promovido pelas revistas EM - Eletricidade Moderna e Fotovolt, marcado para a próxima quinta, 22 de julho, vai abordar a “Compatibilidade eletromagnética aplicada às instalações elétricas”. No evento, o especialista José Cláudio de Oliveira e Silva vai trazer os conceitos da EMC para o universo das instalações elétricas, que a rigor são também “equipamentos”, só que em escala bem maior.  O palestrante vai mostrar como a compreensão e a correta aplicação desses conceitos ao projeto pode definir o bom desempenho da instalação e de seus equipamentos internos, utilizando o conhecimento e os exemplos extraídos de sua vasta experiência.

José Cláudio de Oliveira e Silva é engenheiro eletrônico, trabalhou 18 anos na Ericsson Telecomunicações e 14 anos na Emerson Network Power do Brasil, nas áreas de tecnologia, projeto e desenvolvimento de produtos para telecomunicações e data centers, no Brasil e no exterior. Especializou-se em compatibilidade eletromagnética, em especial na solução de problemas de interferência (EMI), descargas atmosféricas, aterramento e qualidade de energia. Foi pesquisador no Instituto de Pesquisas em Alta Tensão da Universidade de Uppsala, na Suécia. É atuante no Cobei (CB-03 das ABNT) nas áreas de PDA, EMC e instalações elétricas. Foi engenheiro da Embraer por três anos, na área de EMC aplicada à aviação. É diretor da APTEMC – Análises, Pareceres e Treinamento em EMC, empresa que fundou em 2014.

Este será o 42º webinar realizado pelas revistas Fotovolt e EM - Eletricidade Moderna da Aranda Editora. Todos eles estão gravados e disponíveis na íntegra, com livre acesso, no canal de Youtube da Aranda Eventos: https://www.youtube.com/playlist?list=PLUR9G_mGGGNDlxNA2kQLmEr4vQsM3mfP9

Assista aqui a gravação do Webinar realizado no dia 22 de julho, às 18h00.



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024