A onipresença da digitalização e da “virtualização” no mundo moderno aumenta a necessidade de cuidados com interferência eletromagnética (EMI) nas instalações, sejam elas comerciais, industriais, de pesquisas e outras, incluindo as residenciais. No entanto, a disciplina compatibilidade eletromagnética (EMC) sempre foi tratada na literatura para aplicação em projetos de equipamentos, não de instalações. Levando em conta esse cenário, o próximo webinar promovido pelas revistas EM - Eletricidade Moderna e Fotovolt, marcado para a próxima quinta, 22 de julho, vai abordar a “Compatibilidade eletromagnética aplicada às instalações elétricas”. No evento, o especialista José Cláudio de Oliveira e Silva vai trazer os conceitos da EMC para o universo das instalações elétricas, que a rigor são também “equipamentos”, só que em escala bem maior.  O palestrante vai mostrar como a compreensão e a correta aplicação desses conceitos ao projeto pode definir o bom desempenho da instalação e de seus equipamentos internos, utilizando o conhecimento e os exemplos extraídos de sua vasta experiência.

José Cláudio de Oliveira e Silva é engenheiro eletrônico, trabalhou 18 anos na Ericsson Telecomunicações e 14 anos na Emerson Network Power do Brasil, nas áreas de tecnologia, projeto e desenvolvimento de produtos para telecomunicações e data centers, no Brasil e no exterior. Especializou-se em compatibilidade eletromagnética, em especial na solução de problemas de interferência (EMI), descargas atmosféricas, aterramento e qualidade de energia. Foi pesquisador no Instituto de Pesquisas em Alta Tensão da Universidade de Uppsala, na Suécia. É atuante no Cobei (CB-03 das ABNT) nas áreas de PDA, EMC e instalações elétricas. Foi engenheiro da Embraer por três anos, na área de EMC aplicada à aviação. É diretor da APTEMC – Análises, Pareceres e Treinamento em EMC, empresa que fundou em 2014.

Este será o 42º webinar realizado pelas revistas Fotovolt e EM - Eletricidade Moderna da Aranda Editora. Todos eles estão gravados e disponíveis na íntegra, com livre acesso, no canal de Youtube da Aranda Eventos: https://www.youtube.com/playlist?list=PLUR9G_mGGGNDlxNA2kQLmEr4vQsM3mfP9

As inscrições gratuitas para participar de “Compatibilidade eletromagnética aplicada às instalações elétricas” na próxima quinta-feira, 22 de julho, devem ser feitas via o link https://oferta.arandanet.com.br/42o-webinar-em.



Mais Notícias EM



Engie abre chamada para compra de energia no ACL

A empresa quer energia incentiva eólica e solar com potência injetada até 50 MW

30/07/2021


Zeg Ambiental lança sistema de recuperação energética de resíduos

Tecnologia de gaseificação transforma resíduos urbanos ou industriais em gás de síntese, que pode ser queimado para gerar energia

30/07/2021


Consumo no ACL cresce 13,3% na primeira quinzena de julho

Retomada econômica e expansão das migrações para o mercado livre influenciaram o resultado

30/07/2021