A Delta Geração, do grupo Delta Energia, acionou dia 2 de julho as unidades geradoras da usina termelétrica a gás William Arjona, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Com capacidade instalada de 190 MW, a UTE pode abastecer mais de 50% da capital sul-mato-grossense.
Segundo a Delta, para reativar a usina, ao longo dos últimos meses foram estabelecidos novos processos e fluxos, adquiridos e recuperados maquinários, além de ter sido acertado contratos com distribuidor e fornecedor de gás natural, entre outros de toda a cadeia de negócio para colocar a UTE William Arjona em funcionamento. Nessa fase inicial, a operação terá cerca de 50 pessoas trabalhando.
A ETE William Arjona foi a primeira termelétrica do País a utilizar gás natural do gasoduto Brasil-Bolívia. Inaugurada em 1999, a usina localizada em Campo Grande está inativa desde 2017. Com todas as turbinas em funcionamento, ela pode consumir até 1,3 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia.
O modelo de funcionamento em William Arjona a torna um consumidor independente e não cativo do gás natural, porque a usina não gera energia permanentemente. Ela pode ser acionada pontualmente, conforme condições do sistema elétrico e viabilidade de custos/receitas para a geração.
Mais Notícias EM
Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN
24/11/2025
Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.
24/11/2025
Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.
24/11/2025