A Delta Geração, do grupo Delta Energia, acionou dia 2 de julho as unidades geradoras da usina termelétrica a gás William Arjona, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Com capacidade instalada de 190 MW, a UTE pode abastecer mais de 50% da capital sul-mato-grossense.   

Segundo a Delta, para reativar a usina, ao longo dos últimos meses foram estabelecidos novos processos e fluxos, adquiridos e recuperados maquinários, além de ter sido acertado contratos com distribuidor e fornecedor de gás natural, entre outros de toda a cadeia de negócio para colocar a UTE William Arjona em funcionamento. Nessa fase inicial, a operação terá cerca de 50 pessoas trabalhando.

A ETE William Arjona foi a primeira termelétrica do País a utilizar gás natural do gasoduto Brasil-Bolívia. Inaugurada em 1999, a usina localizada em Campo Grande está inativa desde 2017. Com todas as turbinas em funcionamento, ela pode consumir até 1,3 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia. 

O modelo de funcionamento em William Arjona a torna um consumidor independente e não cativo do gás natural, porque a usina não gera energia permanentemente. Ela pode ser acionada pontualmente, conforme condições do sistema elétrico e viabilidade de custos/receitas para a geração.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024