O Leilão de Energia Nova A-5, previsto para ocorrer no dia 30 de setembro, terá projetos de geração de energia a partir de resíduos sólidos urbanos. A iniciativa visa a implantação principalmente de usinas termoelétricas a partir da incineração dos resíduos, as chamadas WTE (do inglês, waste to energy).

Foram cadastrados 12 projetos no certame, com potência total instalada de 315 MW. Estão inscritos projetos no estado de São Paulo (254 MW), Rio de Janeiro (31 MW) e Paraná (30 MW). Destes, três projetos já estão licenciados, sendo dois na região metropolitana de São Paulo e um no Rio de Janeiro.

Com disputa de projetos similares, a expectativa é a de que os projetos de WTE, de capital intensivo, sejam viabilizados sob a modalidade de project finance. Segundo comunicado da Associação Brasileira de Recuperação Energética (Abren), isso será possível por conta da garantia agora possível, já que a venda do projeto em leilão servirá como oferecimento de recebíveis ao agente financeiro a juros reduzidos.



Mais Notícias EM



MP 1212 quer reduzir tarifas de energia e aumentar subsídios

Medida provisória vai antecipar pagamentos da Eletrobras para quitar empréstimos das distribuidoras e estender prazo para descontos de renováveis

12/04/2024


Bombeiros regulamentam vagas e carregadores elétricos em SP

A ABVE critica as propostas da consulta pública por conta de aumento de custos e inviabilização de instalação de pontos de recarga

15/04/2024


Enel inaugura complexo eólico na Bahia

O complexo Aroeira tem 348 MW e consumiu R$ 2,1 bilhões em investimentos

12/04/2024