O governo paulista lançou no dia 26 de junho o programa Cidades Inteligentes. Entre outras iniciativas de planejamento urbano sustentável, estão programados em uma primeira etapa investimentos de R$ 15 milhões para levar iluminação pública LED a 11 municípios: Barra Bonita, Campos do Jordão, Fernando Prestes, Ferraz de Vasconcelos, Holambra, Iguape, Lorena, Pirajuí, São Carlos, São Luiz do Paraitinga e Santo Antônio do Pinhal. 

A ideia com os novos dispositivos de iluminação com tecnologia LED é torná-los porta de entrada para sistemas inteligentes. Com isso, será possível adotar sistemas de internet pública WiFi e conexão de diferentes serviços digitais por integração com as luminárias, com chips específicos para a comunicação. Além disso, segundo o governo do estado, a iluminação mais eficiente também visa garantir mais segurança no trânsito e facilitar o patrulhamento policial no período noturno. 

Outra novidade é do programa é a plataforma IPT Municípios (http://municipios.ipt.br/), que dará acesso a webinars sobre conectividade, mobilidade, gestão de resíduos, iluminação pública e outros temas ligados ao desenvolvimento urbano. Com apoio do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP, a ferramenta também vai permitir agendamento de visitas técnicas e reuniões para compartilhamento de informações entre gestores públicos. 



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025