O governo paulista lançou no dia 26 de junho o programa Cidades Inteligentes. Entre outras iniciativas de planejamento urbano sustentável, estão programados em uma primeira etapa investimentos de R$ 15 milhões para levar iluminação pública LED a 11 municípios: Barra Bonita, Campos do Jordão, Fernando Prestes, Ferraz de Vasconcelos, Holambra, Iguape, Lorena, Pirajuí, São Carlos, São Luiz do Paraitinga e Santo Antônio do Pinhal. 

A ideia com os novos dispositivos de iluminação com tecnologia LED é torná-los porta de entrada para sistemas inteligentes. Com isso, será possível adotar sistemas de internet pública WiFi e conexão de diferentes serviços digitais por integração com as luminárias, com chips específicos para a comunicação. Além disso, segundo o governo do estado, a iluminação mais eficiente também visa garantir mais segurança no trânsito e facilitar o patrulhamento policial no período noturno. 

Outra novidade é do programa é a plataforma IPT Municípios (http://municipios.ipt.br/), que dará acesso a webinars sobre conectividade, mobilidade, gestão de resíduos, iluminação pública e outros temas ligados ao desenvolvimento urbano. Com apoio do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP, a ferramenta também vai permitir agendamento de visitas técnicas e reuniões para compartilhamento de informações entre gestores públicos. 



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024