A Neoenergia começou a mobilização para construir o projeto Rio Formoso, na Bahia, linha de transmissão (LT) referente ao lote 9 do Leilão 002/2019, realizado pela Aneel. A companhia obteve a autorização para início das obras por meio de licença de instalação do empreendimento, emitida pelo órgão ambiental baiano, o Inema - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O projeto conta com a construção da subestação Rio Formoso II, com duas unidades de transformação 230/138 kV com potência instalada de 200 MVA cada. Contempla ainda a implantação de um novo pátio na subestação Rio das Éguas, com sete unidades de transformação 500/230 kV de 100 MVA e, por fim, a construção de 105 quilômetros de linha de transmissão em 230kV, circuito duplo, para a interligação das subestações.

Ainda em junho serão realizados os trabalhos de terraplenagem nas duas subestações e as fundações das torres da linha de transmissão. A expectativa da Neoenergia é de gerar 600 postos de trabalho diretos ao longo das obras. Além de sua atuação em geração e distribuição, a Neoenergia conta com 1091 km de linhas de transmissão em operação no país, sendo 412 km do projeto Dourados (quatro de cinco trechos entregues) e 5,5 mil km em construção, já considerando o lote arrematado no leilão de dezembro de 2020.  

 



Mais Notícias EM



EDP constrói subestação em Ferraz de Vasconcelos

Sistema vai ampliar capacidade energética da cidade em 38%.

16/06/2025


Solatio inicia preparação de terreno de usina de H2 verde no Piauí

Projeto visa a produção de 400 mil toneladas de hidrogênio verde e 2,2 milhões de amônia verde.

16/06/2025


Aneel aprova novas regras para a tarifa social

Descontos propostos pela MP 1300 já passam a valer a partir de 5 de julho.

16/06/2025