A GE Renewable Energy desenvolveu uma solução robótica para inspeções subaquáticas de turbinas hidrelétricas. Com base em veículos submarinos operados remotamente (ROV) equipados com sensores e câmeras, a tecnologia é capaz de verificar áreas difíceis de serem alcançadas em qualquer tipo de turbina hidrelétrica, sem a necessidade de tirar o equipamento da água.

Segundo a GE, a nova metodologia de avaliação permite inspeções sob demanda e de alta qualidade com resultados equivalentes às inspeções visuais fora da água, sem a necessidade de que uma equipe entre no limitado espaço de uma turbina. Ainda segundo o grupo norte-americano, o projeto personalizado do ROV é o primeiro na área de avaliação de condições de hidrelétricas, “uma vez que a nova solução é capaz de realizar inspeções entre as palhetas do rotor de uma turbina em aberturas menores do que 200 mm”, diz a empresa em comunicado.

O sistema pode detectar os mesmos defeitos observados em uma inspeção visual convencional: erosão, cavitação, corrosão, marcas de impacto e presença de corpos estranhos. O processo de validação da solução foi realizado em cinco usinas hidrelétricas do Canadá, com inspeção de comportas de captação, turbinas verticais e horizontais e os portões de jusante.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025