A GE Renewable Energy desenvolveu uma solução robótica para inspeções subaquáticas de turbinas hidrelétricas. Com base em veículos submarinos operados remotamente (ROV) equipados com sensores e câmeras, a tecnologia é capaz de verificar áreas difíceis de serem alcançadas em qualquer tipo de turbina hidrelétrica, sem a necessidade de tirar o equipamento da água.

Segundo a GE, a nova metodologia de avaliação permite inspeções sob demanda e de alta qualidade com resultados equivalentes às inspeções visuais fora da água, sem a necessidade de que uma equipe entre no limitado espaço de uma turbina. Ainda segundo o grupo norte-americano, o projeto personalizado do ROV é o primeiro na área de avaliação de condições de hidrelétricas, “uma vez que a nova solução é capaz de realizar inspeções entre as palhetas do rotor de uma turbina em aberturas menores do que 200 mm”, diz a empresa em comunicado.

O sistema pode detectar os mesmos defeitos observados em uma inspeção visual convencional: erosão, cavitação, corrosão, marcas de impacto e presença de corpos estranhos. O processo de validação da solução foi realizado em cinco usinas hidrelétricas do Canadá, com inspeção de comportas de captação, turbinas verticais e horizontais e os portões de jusante.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024