A montadora Stellantis, fruto da fusão entre a italiana Fiat e a francesa PSA, firmou parceria com o projeto Ecovagas, que pretende criar uma rede de recarga para veículos elétricos e híbridos no país em estacionamentos da empresa Estapar, mentora do projeto junto com a Enel Brasil.

Pelo acordo, a Stellantis vai disponibilizar 200 pontos de recarga aos clientes dos futuros veículos elétricos Stellantis, que começam a chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre do ano, com os modelos novo Peugeot 208 e-GT e Fiat 500e, além de outros modelos elétricos de marcas da Stellantis. Os equipamentos instalados em vagas dos estacionamentos têm tecnologia da Enel X e fornecem um carregamento inteligente, abastecendo 80% da bateria de um veículo elétrico em aproximadamente três horas.

A expectativa das empresas é de que novos pontos de recarga sejam instalados ainda este ano, somando-se às 200 vagas iniciais já em instalação neste primeiro semestre. O foco das instalações será nos estacionamentos administrados pela Estapar em shoppings centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino, além de possíveis novos locais, inclusive fora das operações da Estapar.

Na primeira fase, as estações de recargas estão sendo instaladas em 23 cidades em 10 estados, como São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Barueri (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Campinas (SP) e Fortaleza (CE). Os pontos de recarga estão disponíveis para uso de todos os veículos eletrificados com plug padrão americano, tipo 2, utilizado no mercado brasileiro. Além da Stellantis, o projeto também tem como parceiro a Volvo.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024