Em parceria que envolve o governo paulista e a distribuidora Elektro, 22 municípios da região do Vale do Ribeira estão passando por um programa de retrofit de iluminação para implantação de tecnologia LED em prédios públicos. Desde março de 2020 já foram implementadas 27.552 novas lâmpadas de LED e a previsão é que mais 12,6 mil sejam substituídas até o final deste ano.

A medida prevê uma economia superior a R$ 145 mi por ano e deve modernizar mais de 50 prédios públicos distribuídos nos 22 municípios do Vale do Ribeira. Além disso, as comunidades mais vulneráveis também receberam, até o momento, cerca de 15 mil lâmpadas doadas pela Elektro.
O programa foi viabilizado por meio de um protocolo de intenções assinado entre a Elektro e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, sendo que a ação integra o programa Vale do Futuro, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), cujo objetivo é alavancar a atividade econômica no Ribeira.
A nova iluminação permite uma economia de energia de até 86% em relação às lâmpadas incandescentes e de até 40% em relação às fluorescentes. O consumo anual dos equipamentos substituídos era de cerca de 849 MWh/ano. Em um período de apenas sete meses, a economia já chegou a 223 MWh/ano.
Até o momento 55 edifícios estaduais receberam a nova iluminação, incluindo escolas e delegacias. Dezesseis municípios do Vale já foram beneficiados: Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Eldorado, Ilha Comprida, Itaoca, Itariri, Juquiá, Miracatu, Registro, Ribeira, Sete Barras, Tapiraí, Iporanga e Itaoca. Além da reforma na iluminação dos edifícios públicos, também serão realizados estudos para a instalação de painéis solares fotovoltaicos.



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024