A Celpe - Companhia Energética de Pernambuco concluiu a renovação do sistema de iluminação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a substituição de 81,5 mil lâmpadas fluorescentes e de vapor de sódio por LED. A operação foi iniciada em 2019 e terminou neste mês de abril. 

 A iniciativa faz parte do Projeto de Eficientização de Edificações, executado com recursos oriundos do PEE-Aneel. O objetivo é gerar economia de cerca de 50% no sistema de iluminação contemplado com o retrofit, além de estimular o consumo consciente de energia elétrica. A eficientização dos prédios da UFPE deve gerar uma economia de cerca de 2538,74 MWh/ano e uma redução de demanda na ponta de 474,09 kW.

A renovação da iluminação da UFPE contemplou todos os 70 prédios da instituição, onde também estão inclusos o Hospital das Clínicas (11.993 lâmpadas) e o local da antiga Sudene (14.544 lâmpadas). O maior volume de trocas ocorreu no CTG (Centro de Tecnologia e Geociências), que foi beneficiado com a substituição de mais de 17 mil lâmpadas. A ação faz parte de um processo mais amplo de eficiência energética desenvolvido pela universidade, que inclui a implantação de usinas fotovoltaicas.



Mais Notícias EM



Brasil mantém liderança em custos baixos de renováveis, aponta Irena

Estudo da agência mostra que geração eólica no país tem LCOE abaixo da média global; solar também é competitiva.

25/07/2025


Mapa da CELA aponta R$ 454 bi em projetos de H2V no Brasil

Levantamento identificou 111 empreendimentos que exigirão 90 GW em novas usinas renováveis.

25/07/2025


Câmara de Bento Gonçalves entra no mercado livre de energia

Parceria com Ludfor marca pioneirismo no RS e amplia uso de energia limpa.

25/07/2025