A catarinense Weg anunciou investimento em nova fábrica de eletrocentros em Betim, Minas Gerais. Embora sem revelar o valor do aporte, a unidade produtiva deve entrar em operação ainda neste semestre e visa atender demandas do setor de energia solar fotovoltaica e de mineração, ambos com forte penetração no estado mineiro.
A fábrica vai ter 5 mil metros quadrados de área construída e empregará 100 pessoas nos próximos três anos, segundo comunicado do Weg. Os eletrocentros são salas elétricas construídas em contêineres compactos e projetados sob medida para usinas solares ou indústrias. Os eletrocentros, no caso dos utilizados em usinas solares, contêm inversores, sistemas de refrigeração, quadros auxiliares e cubículos de média tensão e, por serem modulares, são rapidamente conectados.
Em 2020, a Weg já havia feito investimento em Minas Gerais, com a aquisição de fábrica em Betim para transformadores de alta tensão empregados em projetos de linhas de transmissão. Neste ano, essa fábrica passou a produzir transformadores de força, reatores shunt e autotransformadores de força.
Mais Notícias EM
Estudo indica BESS grid-forming e nova transmissão em 230 kV.
26/01/2026
Metodologia combina IA e LiDAR em 74,7 mil km de linhas.
26/01/2026
26/01/2026