A catarinense Weg anunciou investimento em nova fábrica de eletrocentros em Betim, Minas Gerais. Embora sem revelar o valor do aporte, a unidade produtiva deve entrar em operação ainda neste semestre e visa atender demandas do setor de energia solar fotovoltaica e de mineração, ambos com forte penetração no estado mineiro.
A fábrica vai ter 5 mil metros quadrados de área construída e empregará 100 pessoas nos próximos três anos, segundo comunicado do Weg. Os eletrocentros são salas elétricas construídas em contêineres compactos e projetados sob medida para usinas solares ou indústrias. Os eletrocentros, no caso dos utilizados em usinas solares, contêm inversores, sistemas de refrigeração, quadros auxiliares e cubículos de média tensão e, por serem modulares, são rapidamente conectados.
Em 2020, a Weg já havia feito investimento em Minas Gerais, com a aquisição de fábrica em Betim para transformadores de alta tensão empregados em projetos de linhas de transmissão. Neste ano, essa fábrica passou a produzir transformadores de força, reatores shunt e autotransformadores de força.
Mais Notícias EM
Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN
24/11/2025
Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.
24/11/2025
Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.
24/11/2025