A garantia de bom desempenho de uma subestação industrial começa pelo projeto. Tanto que este é o tema do próximo webinar da Série Subestações: “Projeto de SEs industriais de alta tensão: segurança e confiabilidade”, que será realizado nesta quinta, 15 de abril, com o especialista Marcelo de Almeida Barbosa.  Em cerca de uma hora, o engenheiro vai fornecer uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes dessa área: arranjos típicos de SEs, dimensionamento das distâncias de isolamento, barramentos e isoladores, sistema de aterramento e proteção contra descargas atmosféricas, equipamentos de proteção e segurança contra incêndio. Marcelo também vai apresentar e discutir casos práticos baseados na sua extensa experiência profissional.

Engenheiro eletricista e mestre em sistemas elétricos de potência, Marcelo Barbosa é membro do CIGRÉ e do IEEE, sócio fundador da Barbosa & Andrade Engenharia, que tem dezenas de grandes obras de subestações no portfólio, e consultor de várias empresas no Brasil, incluindo concessionárias de energia e indústrias de grande porte. Já realizou inúmeras consultorias sobre harmônicos, aterramento e outros assuntos no Brasil e na América do Sul.

Este é o terceiro webinar da Série Subestações realizada pelas revistas EM - Eletricidade Moderna e FotoVolt, com organização da Aranda Eventos. O primeiro, “Subestações – Regulamentação e normalização”, com o engenheiro João Gilberto Cunha, da empresa Mi Omega, aconteceu em 25 de março, e o segundo, “O Aterramento de cabines primárias”, com o engenheiro Paulo Edmundo Freire, da Paiol Engenharia, foi realizado em 8 de abril.

Outros palestrantes já confirmados da Série Subestações são Jorge Gennari, diretor da Mantest, que falará sobre “Disjuntores a Vácuo e a SF6”, em 22 de abril, e Cláudio Mardegan, CEO da EngePower, que abordará “Operação & Manutenção de Subestações”, no dia 29.

A temporada 2021 de webinars de EM e FotoVolt teve início em 25 de fevereiro com a série “Proteção em BT”, que contou com quatro eventos sobre (pela ordem): DPS, dispositivos DR, disjuntores e dispositivos de detecção de faltas com arco (AFDDs), com participação dos especialistas Sérgio Roberto Santos, João Cunha e Celso LP Mendes. Todos os 29 webinars já realizados por EM e FV desde o ano passado estão disponíveis gratuitamente, na íntegra, no canal de Youtube da Aranda Eventos:  https://www.youtube.com/playlist?list=PLUR9G_mGGGNDlxNA2kQLmEr4vQsM3mfP9

As inscrições gratuitas para participar “Projeto de SEs industriais de alta tensão: segurança e confiabilidade” nesta quinta-feira podem ser feitas em https://oferta.arandanet.com.br/30o-webinar-em



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024