A Aneel vai realizar em 2021 a primeira Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), em formato piloto e online, a qual deve atrair cerca de 35 mil alunos de 600 escolas de quatro estados – Bahia, Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.  O objetivo é promover a educação sobre o consumo consciente de energia.

A distribuidora baiana Coelba, a cearense Enel CE, a gaúcha RGE Sul e a capixaba EDP ES foram convidadas pela Aneel para participar da elaboração da olimpíada que será aplicada em suas áreas de concessão. A Coelba pretende levar o projeto para 13.536 alunos de 193 escolas baianas. A organização no Estado será feita pela empresa baiana Mobtex, que também executa outras competições, como a Olimpíada Nacional de Ciências.

Os treinamentos e provas da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética serão realizados remotamente no projeto piloto, mas há a previsão de aplicá-los de forma presencial após a pandemia de covid-19. As atividades serão voltadas principalmente a professores e estudantes do 8º e do 9º ano do ensino fundamental, séries em que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê a abordagem de energia e eficiência energética na disciplina de Ciências da Natureza, sobre fontes e tipos de energia, transformação de energia, cálculo de consumo, circuitos elétricos e uso consciente. A ONEE será um instrumento de divulgação do tema.

A etapa inicial será a capacitação dos professores que têm alunos inscritos na competição, através de cursos e da disponibilização de textos, vídeos e planos de aula. Além de auxiliar na preparação dos estudantes para a olimpíada, os materiais fortalecerão a formação de professores para as habilidades da BNCC relacionadas a energia elétrica. Os alunos também poderão participar de tutoria e aulas, com vídeos, atividades e experimentos e terão ainda um desafio para utilizar os conhecimentos sobre eficiência energética na prática e responderão um teste com questões objetivas sobre o tema.

Estudantes e professores serão premiados. Os quatro alunos de cada estado que tiverem a melhor classificação receberão notebooks, sendo pelo menos metade deles para os de escola pública. Outros quatro notebooks serão entregues aos professores, um de cada estado. Além disso, serão distribuídas entre os estudantes aproximadamente mil medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de menção honrosa para 50% dos participantes.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024