O Centro Universitário Facens, de Sorocaba (SP),  se uniu à CPFL e à empresa chinesa Nari para promover treinamento e profissionalização de engenheiros elétricos nas competências de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. A parceria envolve a construção de uma subestação, provida pela CPFL, no campus do centro universitário.

Segundo a Facens, o convênio dará origem a uma universidade corporativa, que oferecerá dados e treinamentos para professores, pesquisadores, alunos e colaboradores da distribuidora de energia e para profissionais do mercado em geral. A subestação de energia elétrica será doada pela CPFL.

A Nari, empresa chinesa localizada em Sorocaba desde 2014, fornecerá um laboratório de automação com um sistema de controle, proteção e supervisão de subestações de energia. A ideia é integrar os sistemas para manuseio da subestação. O objetivo central da cooperação é diminuir a defasagem técnica de mão de obra especializada no setor de energia, de acordo com comunicado da Facens. Essa primeira cooperação visa também aperfeiçoar o curso de pós-graduação da universidade voltado para instalações elétricas de baixa e média tensão.



Mais Notícias EM



Webinar debaterá impactos da inteligência artificial generativa na operação de sistemas elétricos

Evento on-line apresentará estudo sobre aplicações, riscos e diretrizes para o uso da tecnologia em ambientes operacionais críticos.

03/08/2026


CMSE antecipa 1,8 GW de capacidade para reforçar segurança do sistema elétrico diante do El Niño

Medida aprovada pelo comitê busca preparar o SIN para os impactos climáticos previstos para o segundo semestre; fenômeno será tema de evento promovido pela Aneel.

03/08/2026


Polo de novas tecnologias visa impulsionar inovação no setor elétrico

Iniciativa do ONS e UFF integra pesquisa, desenvolvimento tecnológico e formação de profissionais para apoiar os desafios da operação do SIN.

03/08/2026