O Centro Universitário Facens, de Sorocaba (SP),  se uniu à CPFL e à empresa chinesa Nari para promover treinamento e profissionalização de engenheiros elétricos nas competências de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. A parceria envolve a construção de uma subestação, provida pela CPFL, no campus do centro universitário.

Segundo a Facens, o convênio dará origem a uma universidade corporativa, que oferecerá dados e treinamentos para professores, pesquisadores, alunos e colaboradores da distribuidora de energia e para profissionais do mercado em geral. A subestação de energia elétrica será doada pela CPFL.

A Nari, empresa chinesa localizada em Sorocaba desde 2014, fornecerá um laboratório de automação com um sistema de controle, proteção e supervisão de subestações de energia. A ideia é integrar os sistemas para manuseio da subestação. O objetivo central da cooperação é diminuir a defasagem técnica de mão de obra especializada no setor de energia, de acordo com comunicado da Facens. Essa primeira cooperação visa também aperfeiçoar o curso de pós-graduação da universidade voltado para instalações elétricas de baixa e média tensão.



Mais Notícias EM



Série de webinars EM discute a proteção em baixa tensão

A próxima apresentação, programada para 4 de março, quinta-feira, debaterá os tipos e as aplicações de dispositivos DR

01/03/2021


EDP investe em hidrogênio verde e baterias

Grupo português criou duas unidades globais de negócios para promover as tecnologias

26/02/2021


Quase 1 milhão não tem acesso à energia na Amazônia

Estudo do Iema identificou assentados, indígenas, quilombolas e moradores de unidades de conservação entre os afetados

26/02/2021