O Centro Universitário Facens, de Sorocaba (SP),  se uniu à CPFL e à empresa chinesa Nari para promover treinamento e profissionalização de engenheiros elétricos nas competências de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. A parceria envolve a construção de uma subestação, provida pela CPFL, no campus do centro universitário.

Segundo a Facens, o convênio dará origem a uma universidade corporativa, que oferecerá dados e treinamentos para professores, pesquisadores, alunos e colaboradores da distribuidora de energia e para profissionais do mercado em geral. A subestação de energia elétrica será doada pela CPFL.

A Nari, empresa chinesa localizada em Sorocaba desde 2014, fornecerá um laboratório de automação com um sistema de controle, proteção e supervisão de subestações de energia. A ideia é integrar os sistemas para manuseio da subestação. O objetivo central da cooperação é diminuir a defasagem técnica de mão de obra especializada no setor de energia, de acordo com comunicado da Facens. Essa primeira cooperação visa também aperfeiçoar o curso de pós-graduação da universidade voltado para instalações elétricas de baixa e média tensão.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024