A distribuidora de energia RGE, do Rio Grande do Sul, investiu R$ 14,9 milhões em retrofit da iluminação pública em 2020 em 12 municípios da sua área de concessão. Com verba do Programa de Eficiência Energética (PEE-Aneel), foram trocadas 9718 lâmpadas de vapor de sódio por outras com tecnologia LED.

Sob responsabilidade de manutenção e operação da iluminação pública dos municípios, a empresa utilizou o mecanismo do PEE para permitir que os municípios melhorem a qualidade do serviço e proporcionem segurança para os moradores, por conta do alto nível de iluminação. Além da grande economia a ser obtida aos cofres públicos por conta da maior eficiência do LED, são esperadas menos despesas com manutenção e troca de peças nos municípios.

A distribuidora do grupo CPFL realizou o retrofit nos municípios de Vespasiano Corrêa, Muçum, Arroio do Meio, Lajeado, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Carlos Barbosa, Farroupilha, Estrela, Nonoai, Cerro Largo e Roca Sales. A parceria com o PEE é majoritariamente feita através da chamada pública de projetos de eficiência energética, em que as prefeituras submetem seus projetos, e a RGE realiza os investimentos a fundo perdido, nos projetos selecionados.

Para 2021, a RGE estima investir pelo menos R$ 10,6 milhões na substituição de 8141 pontos de luz, já identificados em oito municípios: Santo Ângelo, Palmeira das Missões, Portão, Quaraí, São Borja, Garibaldi, Cerro Largo e Nova Prata.

 



Mais Notícias EM



Consumo de energia aumentou em março

Mesmo com agravamento da pandemia e maior distanciamento social, consumo foi 5,5% maior do que março do ano passado.

16/04/2021


Enel adota aplicativo para pagamento de conta de luz em SP

Distribuidora fechou parceria com a PicPay e concede créditos para primeiros consumidores que adotarem o pagamento digital.

16/04/2021


2W Energia capta recursos para erguer eólica

Financiamento da gestora Darby será para o complexo Anemus, no Rio Grande do Norte.

16/04/2021