A petroquímica Braskem assinou no dia 22 de janeiro um contrato para aquisição de energia eólica da Casa dos Ventos, uma das maiores empreendedoras da área no País. O contrato corporativo de energia elétrica (PPA) está vinculado à construção de um novo parque eólico e prevê o fornecimento de energia por 20 anos. A Casa dos Ventos será responsável por direcionar o investimento na implementação do parque.

 Trata-se do quarto contrato para aquisição de energia renovável de longo prazo da Braskem, sendo o maior em volume adquirido até o momento. Envolve mais de R$ 1 bilhão, mas as empresas não deram mais detalhes de volume de energia envolvido. Mas a negociação vai tornar viável um novo parque no complexo Rio do Vento, no Rio Grande do Norte, que tem capacidade total de 504 MW.

Além da compra de energia, a Braskem terá a opção de adquirir, condicionada à aprovação das instâncias de governança competentes, uma participação acionária nos parques eólicos, possibilitando o regime de autoprodução. Embora não tenha revelado o volume de energia do contrato, a petroquímica afirmou que com o acordo vai passar de 100 MW médios seus contratos com fontes eólica e solar.

Em 2020, a Braskem anunciou outros dois importantes contratos para aquisição de energia renovável. O primeiro acordo, divulgado em março, com a francesa Voltalia, envolve a expansão do complexo solar Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, com capacidade de gerar 270 MW. O segundo, em junho, é uma parceria com a Canadian Solar para a construção de uma usina solar no Norte de Minas Gerais, com capacidade instalada de 152 MWp. No final de 2018, a companhia havia assinado contrato com a EDF para compra de energia eólica, também por um período de duas décadas.



Mais Notícias EM



Consumo de energia aumentou em março

Mesmo com agravamento da pandemia e maior distanciamento social, consumo foi 5,5% maior do que março do ano passado.

16/04/2021


Enel adota aplicativo para pagamento de conta de luz em SP

Distribuidora fechou parceria com a PicPay e concede créditos para primeiros consumidores que adotarem o pagamento digital.

16/04/2021


2W Energia capta recursos para erguer eólica

Financiamento da gestora Darby será para o complexo Anemus, no Rio Grande do Norte.

16/04/2021