A EDP e a Paper Prime colocaram em operação, em Portugal, um projeto de eletrificação do calor industrial baseado na instalação de uma caldeira elétrica de 2,7 MW na unidade da fabricante de papel tissue em Vila Velha de Ródão. A solução permite substituir parte do consumo de gás natural por eletricidade na produção de vapor utilizado no processo industrial, combinando redução de emissões com maior flexibilidade operacional.
A Paper Prime produz mais de 33 mil toneladas anuais de produtos de papel tissue para os mercados nacional e internacional. Como a fábrica opera continuamente, 24 horas por dia, a produção de vapor é um insumo essencial para o processo produtivo. Com a nova instalação, a empresa pode alternar entre eletricidade e gás natural conforme as condições do mercado de energia. Segundo as empresas, a estratégia reduz a exposição à volatilidade dos preços dos combustíveis e permite utilizar eletricidade em períodos mais competitivos, sem comprometer a continuidade da operação.
Segundo a EDP, nos três primeiros meses de funcionamento, o projeto reduziu em mais de 4,5 GWh o consumo de gás natural e evitou a emissão de mais de 830 toneladas de CO₂. No mesmo período, a caldeira elétrica consumiu cerca de 4 GWh de eletricidade.
De acordo com a EDP, durante o primeiro semestre de 2026, o preço médio da eletricidade no mercado ibérico permaneceu abaixo do preço do gás natural em mais da metade do tempo, permitindo que a unidade operasse aproximadamente 50% do tempo com produção de vapor em modo totalmente elétrico.
O projeto utiliza o modelo Heat-as-a-Service, no qual a EDP realiza o investimento inicial e assume a instalação, operação e manutenção da caldeira elétrica. Dessa forma, a indústria adota a tecnologia sem necessidade de investimento próprio, reduzindo uma das principais barreiras à eletrificação de processos térmicos.
Segundo a EDP, a eletrificação do calor industrial integra sua estratégia de descarbonização da indústria, especialmente em aplicações que ainda dependem de combustíveis fósseis para geração de vapor e calor. A companhia destaca ainda que vem ampliando sua atuação nessa área com soluções voltadas à substituição gradual de combustíveis fósseis por eletricidade em processos industriais.
Mais Notícias EM
Certame previsto para abril de 2027 reúne 12 lotes e prevê R$ 12,9 bilhões em investimentos.
11/09/2026
Contrato para fornecimento da nova unidade geradora prevê acréscimo de 310 MW de potência à usina até 2030.
11/09/2026
Empresa intensifica parcerias com transmissoras e distribuidoras diante da previsão de um El Niño de forte intensidade.
11/09/2026