A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) passou a aceitar certificados de atributos de energia renovável, como o I-REC, para comprovar a origem da eletricidade utilizada no âmbito do RenovaBio. A medida amplia as alternativas disponíveis aos produtores de biocombustíveis para demonstrar o uso de energia renovável no processo de certificação, mantendo os requisitos de rastreabilidade, verificação e auditabilidade previstos pelo programa.
Segundo o Instituto Totum, que participou da análise técnica encaminhada à ANP, a decisão aumenta a flexibilidade e a segurança dos processos de certificação, ao reconhecer certificados compatíveis com os critérios do Programa Brasileiro GHG Protocol.
O anúncio ocorre em um momento de expansão do mercado de I-RECs no Brasil: apenas no primeiro semestre de 2026 foram emitidos mais de 65 milhões de certificados, volume superior ao registrado em todo o ano de 2025, refletindo o avanço dos instrumentos de rastreabilidade da energia renovável no país.
Mais Notícias EM
Feira e congresso reunirão fornecedores, investidores e especialistas para discutir os próximos passos da transição energética na região.
23/10/2026
Recursos apoiarão a ampliação da capacidade, a automação da rede e a conexão de novos consumidores e geradores renováveis.
23/10/2026
Segunda edição da iniciativa amplia categorias e reconhece empresas de transmissão e geração pelo desempenho operacional.
23/10/2026