A Gerdau anunciou a aquisição da participação acionária de 23,03% da Copel - Companhia Paranaense de Energia na DFESA - Dona Francisca Energética S.A., localizada no Rio Grande do Sul, no valor de R$ 150 milhões. Com este negócio, a produtora de aço passará a deter 100% do capital social da usina, mediante um investimento total de R$ 300 milhões, aumentando sua autoprodução de energia em 30,4 MW médios.
De acordo com Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, "estamos adquirindo, em sua totalidade, uma hidrelétrica da qual somos acionistas desde o início da operação, visando elevar nossa produção de energia renovável. A aquisição está alinhada à nossa estratégia de gerar maior competitividade no custo do negócio, aumentando a autoprodução de energia renovável para mais de 50% do consumo", afirma.
Em março, a companhia inaugurou o segundo parque solar do qual é acionista, no município de Barro Alto, em Goiás. O primeiro, inaugurado em junho de 2025, localiza-se em Arinos, em Minas Gerais. Em janeiro de 2025, a empresa também anunciou a aquisição de duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Mato Grosso (MT).
A DFESA é uma sociedade anônima de capital fechado dedicada à geração de energia elétrica por meio da operação, mediante cota de 85% no consórcio da concessão da Usina Hidrelétrica Dona Francisca, localizada no rio Jacuí (RS). A usina possui capacidade instalada de 125 MW e garantia física de 72,5 MW médios, dos quais aproximadamente 66 MW médios são destinados à DFESA.
Mais Notícias EM
Resultados preliminares indicam que 8,06 GW poderão ter atendimento direto e outros 2,94 GW deverão seguir para processo competitivo.
04/09/2026
Operação acrescenta competências em telemedição, conectividade, automação e gestão de dados ao portfólio do grupo, especializado em infraestrutura elétrica
04/09/2026
Redata estabelece contrapartidas relacionadas ao uso de energia renovável, eficiência hídrica e investimentos em pesquisa.
04/09/2026