A Itaipu Binacional recebeu 15 propostas para financiamento de projetos no Paraná e no Mato Grosso do Sul, referentes ao Edital Energias Renováveis IPES/2025. Elas envolvem, principalmente, a implantação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica em campi universitários, além da execução de obras e serviços de infraestrutura elétrica e da aquisição de equipamentos voltados à pesquisa em energias renováveis, somando R$ 97 milhões em investimentos.
As propostas serão avaliadas ao longo de abril de 2026 e as iniciativas selecionadas vão ser formalizadas por meio de instrumentos de repasse, que permitirão a liberação dos recursos para a execução dos projetos, prevista para ocorrer em até dois anos, anunciou a companhia.
Das 15 propostas protocoladas, 11 são de instituições do Paraná e quatro do Mato Grosso do Sul, das esferas federal, estadual e municipal, conforme divulgado pela Itaipu. A empresa afirma ainda que os projetos apresentados têm potencial para beneficiar cerca de 230 mil pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores, técnicos e demais integrantes das comunidades acadêmicas das instituições participantes.
Para o diretor de coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, as propostas refletem o alcance e a relevância dessa iniciativa, voltada ao fortalecimento da infraestrutura de energias renováveis em universidades e institutos públicos de ensino técnico e superior da área de atuação da Itaipu.
Mais Notícias EM
Resoluções representam um marco para a modernização e segurança do setor elétrico brasileiro.
08/06/2026
Parceria cria primeira célula prismática de íons-lítio com química LFP a partir de matéria-prima nacional.
08/06/2026
Iniciativa prevê instalação gratuita de pontos de recarga para veículos elétricos em locais estratégicos de Minas Gerais.
08/06/2026