Com o objetivo de ampliar o protagonismo feminino no setor energético e qualificar a participação de mulheres nos debates técnicos, regulatórios e institucionais que moldam a agenda do setor no país, foi fundada recentemente a ABME - Associação Brasileira Mulheres da Energia. A formalização jurídica e a estruturação inicial da entidade foram conduzidas por Zilda Costa, eleita Presidente Executiva, conforme o Estatuto Social. A associação nasce com proposta de governança estruturada e alinhada às melhores práticas institucionais.

Formada por executivas, engenheiras, advogadas, pesquisadoras e empreendedoras com atuação em geração, transmissão, distribuição, comercialização, energias renováveis, regulação, planejamento, inovação e sustentabilidade, a ABME se posiciona como espaço técnico e plural de articulação. Um dos diferenciais apontados pela entidade é a experiência acumulada de suas integrantes, muitas com atuação em conselhos de administração e instâncias estratégicas de decisão, o que, de acordo com a associação, sustenta a proposta de contribuir de forma qualificada para o debate energético nacional.

A atuação está estruturada em frentes como promoção de debates técnicos e regulatórios, estímulo à formação de lideranças femininas, incentivo ao empreendedorismo e apoio à transição energética justa e sustentável. A entidade também prevê articulação com agentes públicos e privados, academia, institutos federais e demais associações setoriais.

Além da agenda institucional, a ABME pretende atuar como rede de conexões e troca de conhecimento, apoiando eventos, fóruns e iniciativas voltadas à ampliação da presença feminina em posições de liderança no setor energético.

Ao reunir profissionais com atuação direta na formulação e implementação de políticas, projetos e investimentos, a associação busca reforçar a integração entre diversidade, qualificação técnica e desenvolvimento sustentável no mercado de energia brasileiro.



Mais Notícias EM



Prysmian inaugura centro de treinamento para projetos de alta tensão

Novo espaço visa formar especialistas nas etapas de lançamento, montagem e comissionamento

17/04/2026


ONS atualiza painel de margens para escoamento de geração até 2031

Ferramenta apresenta indicativos da capacidade remanescente do SIN para novos projetos

17/04/2026


White Martins inaugura planta de hidrogênio verde em Jacareí

Unidade de 800 t/ano amplia oferta de H2V no País

17/04/2026