A Universidade de Caxias do Sul (UCS) se tornou parceira de um projeto de produção de hidrogênio verde no Rio Grande do Sul, selecionado no Edital de Fomento ao Hidrogênio Verde do governo estadual, conduzido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela Casa Civil do Rio Grande do Sul.
A iniciativa se diferencia pela integração direta com os sistemas municipais de gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU), utilizados como fonte complementar de energia e calor. Os resíduos são convertidos em um Composto Biossintético Industrial (CBSI), com características de combustível.
Na segunda etapa, o CBSI passará por processo de pirólise para geração de óleo, gás e biochar, insumos que serão utilizados na produção de hidrogênio de baixo carbono por meio de reforma a vapor, estabelecendo uma rota baseada em reaproveitamento de resíduos.
O projeto prevê investimento de R$ 30 milhões, com recursos do Badesul, destinados às empresas Rodoplast e Ambientalplast, ambas sediadas em Vacaria (RS). A planta será instalada junto à Ambientalplast, com apoio tecnológico da UCS.
A participação da UCS ocorre por meio do Laboratório de Energia e Bioprocessos (LEBio), responsável por atividades como licenciamento ambiental, caracterização dos resíduos e análise dos produtos gerados ao longo dos próximos dois anos.
Embora a planta completa de hidrogênio esteja prevista para entrar em operação em janeiro de 2027, uma unidade de acondicionamento e homogeneização do resíduo urbano, além do sistema de pirólise do CBSI, deve iniciar funcionamento já em maio deste ano.
Mais Notícias EM
Alta foi puxada por residências, enquanto indústria teve retração.
09/02/2026
Recursos complementam financiamento da termelétrica a gás no Porto do Açu.
09/02/2026
Projeto Flex BESS testa integração entre solar, armazenamento e hidrelétrica.
09/02/2026