Em 3 de dezembro, será realizado no Auditório Principal do IEE-USP, em São Paulo, o CEFX - Congresso de Edificações do Futuro e Expo, promovido pela GHM Solutions em parceria com o IEE - Instituto de Energia e Ambiente da USP - Universidade de São Paulo. O evento, que contará com uma exposição em paralelo, tem o objetivo de apresentar tendências de edificações inteligentes e sustentáveis, como IoT, IA e gêmeos digitais, abrangendo também políticas públicas envolvidas, certificações necessárias e aplicações de controle. Outros assuntos a serem debatidos são: automação predial e sistemas de gestão de energia, iluminação inteligente e conectividade e eficiência energética. Casos de sucesso realizados no Brasil, com exemplos práticos e resultados comprovados, também serão apresentados.
O congresso é direcionado a engenheiros, arquitetos, designers de iluminação, instaladores, integradores de sistemas, construtoras, incorporadoras, startups, fabricantes de produtos de iluminação e sistemas de controle, empresas de conservação de energia, gestores de facilities, pesquisadores, representantes governamentais, etc.
De acordo com Juliana Ulian, CEO da GHM Solutions, organizadora do evento, o CEFX acontecerá num momento de pós-COP 30, no qual os edifícios sustentáveis e inteligentes passam a ser vistos como cruciais à transição energética. Ela afirma que edificações residenciais, comerciais e públicas respondem por 50% da eletricidade consumida nacionalmente. “O país precisa de edificações verdadeiramente inteligentes, eficientes e sustentáveis”, afirma. “Elas são ativos que contribuem para evitar o consumo desnecessário de energia”, complementa.
Relatório setorial - Durante o CEFX, a GHM Solutions lançará o estudo Green & Smart Buildings: contribuições da automação predial e da iluminação inteligente. O documento detalhará tecnologias, desafios e soluções para edificações do futuro, tendo em vista ambientes mais eficientes, conectados e alinhados com a sustentabilidade. “Queremos indicar possíveis soluções para superar o gap de tecnologia para as edificações que ainda há, hoje, no mercado. O CEFX, portanto, focará em como a automação e a iluminação podem atuar no papel de porta de entrada para o que chamamos de inteligência predial”, afirma a executiva.
Mais informações sobre o evento, podem ser obtidas em https://ecogateway.rds.land/lp-congresso-edificacoes.
Mais Notícias EM
Complexo Babilônia Centro, de 553,5 MW, entra em operação total antes do previsto.
01/12/2025
Ferramenta usa dados do INPE e IA para antecipar riscos a usinas solares.
01/12/2025
Nova subsidiária atuará em eólicas, solares e transmissão com foco em eficiência e inovação.
01/12/2025