A General Motors vai comercializar em 2021, no mercado norte-americano, uma picape 100% elétrica, a Hummer EV, a primeira da categoria de super utilitários, off-road, produzida pela montadora. O modelo utilizará uma tecnologia com novo conceito de bateria e de propulsão para veículos elétricos de última geração, batizada de Ultium.

O sistema Ultium, propriedade da GM, permite que a picape gere aproximadamente 1000 cavalos de potência e 1500 kgf.m de torque, produzidos por três motores independentes, distribuídos entre as duas unidades de propulsão do utilitário. Estima-se que o carro, com carga total, tenha autonomia de mais de 560 km, com base em testes realizados pela GM.

Além disso, a tecnologia elétrica da GM muda mecanicamente a conexão das baterias do modo paralelo para o modo em série durante o carregamento, tornando a picape compatível com os carregadores DC de 350 kW e permitindo quase 160 km de autonomia em 10 minutos de recarga.

Com início de produção prevista até o fim de 2021, a Hummer EV será fabricada em uma planta da GM localizada em Detroit, nos Estados Unidos, fundada há cerca de 40 anos e que foi atualizada para a produção exclusiva de veículos com esse tipo de propulsão elétrica, sob um investimento de 2,2 bilhões de dólares.

Disponível em quatro versões, com preços que vão de 80 mil a 112 mil dólares, a picape é o terceiro modelo apresentado neste ano nos Estados Unidos com a nova plataforma modular global para veículos elétricos e com o sistema Ultium de propulsão e baterias. Os outros dois produtos foram o SUV Cadillac Lyriq e o autônomo Origin, da Cruise, que acaba de receber permissão para rodar sem motorista na cidade de São Francisco, na Califórnia. No Brasil, a companhia comercializa o elétrico Chevrolet Bolt EV, que chegou às concessionárias da marca em fevereiro e terminou o primeiro semestre do ano como o modelo mais emplacado do segmento.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024