O ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico lançou o Prêmio ONS de Qualidade na Operação, inédito no setor. A iniciativa busca reconhecer transmissoras pelo bom desempenho operacional e incentivar a adoção de boas práticas, com foco no período 2024-2025.
A premiação será dividida em duas categorias: “Corrente Alternada” e “Corrente Contínua”. A metodologia de avaliação considera a disponibilidade operativa dos equipamentos, apurada pelo ONS, e foi estruturada para ser de fácil compreensão por especialistas e pelo público em geral.
A proposta é estimular uma cultura de excelência e de responsabilidade operacional, reforçando que altos índices de eficiência contribuem diretamente para o desempenho do SIN - Sistema Interligado Nacional. A entrega dos prêmios ocorrerá ainda em 2025, em data a ser definida pelo Operador.
O prêmio também pretende dar maior visibilidade à importância da confiabilidade das instalações de transmissão, reduzindo riscos de falhas e garantindo maior estabilidade no suprimento de energia elétrica.
O ONS é responsável pela coordenação da operação das usinas e linhas de transmissão que compõem o SIN, além do planejamento dos sistemas isolados. A instituição acompanha em tempo real a operação do setor elétrico a partir de centros de controle no Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis.
Atualmente, o SIN integra 161 hidrelétricas em 22 bacias hidrográficas, operadas por múltiplos agentes, com previsão de alcançar quase 110 GW de capacidade instalada até 2029.
Mais Notícias EM
Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN
24/11/2025
Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.
24/11/2025
Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.
24/11/2025