A operadora de telecomunicações Vivo quer se tornar autossuficiente em energia com um extenso programa de geração distribuída. Já em andamento, a ideia é utilizar créditos de compensação gerados em usinas de parceiros em 23 estados do País, além do Distrito Federal, apenas de fontes renováveis: 61% de origem solar, 30% hídrica e 9% de biogás.

Ao término do programa, serão atendidas 28 mil unidades consumidoras de baixa tensão, entre estações de rádio base, antenas, escritórios e lojas do grupo da empresa espanhola Telefônica. Isso significa 80% do consumo da empresa. As unidades de média tensão, na maioria, têm energia contratada no mercado livre.

A transição energética da empresa começou em 2018, em Minas Gerais, onde centrais geradoras hidrelétricas, com potência total de 22 MW, geraram créditos para quase 3 mil estações rádio base da empresa.

Na atual fase, o modelo está sendo expandido para todo o País. Duas usinas já estão em operação, em Aripuanã (MT) e em Campinas (SP). Na primeira, na área de concessão da Energisa MT, a usina em parceria com a empresa Centrais Elétricas Salto dos Dardanelos iniciou sua operação em março deste ano, com capacidade de 3,5 MW, produzida a partir de fonte hídrica. A usina de Campinas, de fonte solar e instalada em uma área de 80 mil m², em parceria com a TMW Energy, iniciou operação em junho, com capacidade de 4,77 MW na área de concessão da CPFL Paulista.

O cronograma de expansão do programa está em andamento, sendo que os investimentos são realizados pelas empresas contratadas, com a contrapartida de uma parceria de longo prazo com a Vivo, de até 20 anos. Com todas as usinas operando, a Vivo produzirá cerca de 670 mil MWh/ano de energia, o suficiente para abastecer todo o consumo de uma cidade de até 300 mil habitantes.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024