O centro de pesquisas em energia Lactec, de Curitiba, PR, desenvolveu um software que projeta cenários futuros em 115 bacias hidrográficas que abastecem o Sistema Interligado Nacional, o SIN. Batizado de Climex, o sistema permite precaver operadores e empresas sobre possíveis eventos climáticos extremos.
Desenvolvido a partir de um projeto de PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) Aneel, financiado pela Norte Energia, responsável pela Usina Hidrelétrica Belo Monte (PA), segundo o Lactec a ferramenta contribui com ações de resiliência climática, reduzindo vulnerabilidades e aumentando a capacidade de adaptação de diversos setores. “O sistema atualiza os resultados com base em dados de diversas fontes, como o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos e o Instituto Nacional de Meteorologia”, disse o pesquisador do Lactec, João Paulo Saboia.
O Climex foi desenvolvido a partir de projeções geradas por modelos climáticos globais organizados no CMIP - Projeto de Intercomparação de Modelos Acoplados. Com a base de dados do CMIP6, que reúne cerca de 100 modelos distintos, desenvolvidos por 49 centros de modelagem, o software pode fornecer suporte técnico à tomada de decisões, permitindo delimitar cada bacia hidrográfica e analisar a precipitação acumulada na região correspondente a cada usina.
Isso permite que a tecnologia gere projeções futuras e aponte a ocorrência de eventos extremos, indicando qual modelo climático obteve o melhor desempenho em cada bacia. Além disso, segundo Saboia, o Climex analisa dados observados e os compara com cenários futuros para verificar se as tendências indicadas pelos modelos refletem a realidade. Em aplicação pela Norte Energia, o software já é usado para antecipar riscos hidrológicos.
Mais Notícias EM
Digitalização, redes inteligentes e plataformas de atendimento impulsionam investimentos estruturais na baixa tensão com a abertura prevista para 2026.
08/08/2025
Edital vai destinar até R$ 650 mil para projetos em SP e ES; inscrições até 5 de setembro.
08/08/2025
Com expansão avançando em todo o país no semestre, setor de serviços lidera as adesões.
08/08/2025